11.6.13

O curso de preparação para o dia "M"

Lembro-me, como se tivesse acontecido há 5 minutos, do que senti quando o teste comprado na farmácia deu positivo ou quando a primeira ecografia o confirmou ou ainda quando ouvi pela primeira vez o potente coração da M. bater.

Mas nada disto vos é particularmente útil, além de que é muito pessoal e (muito!) único e, por isso, cada pessoa o vive de forma diferente!

Útil espero que seja partilhar convosco a importância que o curso pré-parto teve na vida destes pais de 1º viagem.
E não, não digo na minha vida, porque a participação do Mi. no curso foi muito importante para nós e para a nossa bebé, desde o 1º dia de vida dela. Ou, talvez, antes!
Sou o mais possível da opinião que a gravidez acontece (é um facto!!!) dentro do corpo da mãe, não é de todo um estado - no sentido mais amplo - exclusivo nosso. Tanto que, quanto mais partilhado for com o pai - e nestes quase 9 meses de vida da M. tenho tido tantas provas disso -, mais especial é.

Para os mais cépticos, posso dizer que foram muitas as vezes 
que o Mi. fez festinhas na (minha) barriga e disse
"M. tu vais ser uma menina linda, que vai deixar os papás nanarem bem..."
E não é que ao fim de 1 mês a nossa bebé já dormia 6h seguidas de noite?

Mas voltando à preparação para o parto...

Já tínhamos decidido que queríamos fazer, mas por volta da 25ª semana de gestação, a nossa querida Drª Matilde Cordeiro lembrou a importância do mesmo e que, para além dos muitos centros especializados para o efeito, havia agora um plano do SNS bastante competente em quase todos os centros de saúde. Ou seja, alertou-nos para a importância, mas não nos impingiu nada - motivo pelo qual, entre tantos outros, gostamos imenso dela! -.

Mas como já tínhamos ouvido falar tão bem da Gimnográvida - através de colegas de trabalho, de amigos e de familiares -, acho que esteve desde sempre, ainda que inconscientemente, decido.

E que aposta ganha!!!

Logo à entrada, a Carla é o cartão de visita da simpatia, carinho e tudo e tudo e tudo que nos espera nas semanas de curso e... para sempre!

Da Enfermeira Isabel - responsável e mentora deste projecto - só posso dizer que ainda hoje recordamos as dicas, as expressões faciais e a forma sincera e directa - mas muito meiga! - com que nos preparou (sim, porque ali não se passa informação, prepara-se mesmo!) para o dia "M" e para os que vêm a seguir...

Apesar deste ar de menina, a Enf. Isabel além de enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia (a trabalhar no centro de saúde de Leça da Palmeira e no Hospital Pedro Hispano), é também conselheira de amamentação pela OMS e Unicef, Instrutora de Pais de Massagem Infantil pela Associação Portuguesa de Massagem Infantil e Instrutora de Preparação Aquática para o Parto de Bebés Aquáticos pela Associação Belga Aquanatal Oostend.

Se estar cerca de duas horas enfiada num sítio com outras "barrigudas" e os seus companheiros a absorver informação ou a fazer aulas práticas com nenucos, banheiras, fraldas e slings podia ser altamente cansativo e enfadonho ao fim de um dia inteiro de trabalho? 
Podia, mas na Gimnográvida não foi!


Ah... e as aulas de Pilates para grávidas com a Diana - ainda me lembro da cara dela quando me viu entrar, mais o meu barrigão de 39 semanas, para mais uma aula... - são excelentes para evitarmos dores e tensões afins e, vá, tentarmos manter a forma (dentro do género, claro!).
Eu já só fiz no final da gravidez, mas pode começar-se logo após as 12 semanas, desde que não hajam contra-indicações para a prática de exercício físico. E como a Diana é fisioterapeuta, sabe mais do que bem o que está a fazer!


E porque de facto tudo foi pensado para que o que aprendemos ali seja à prova de "memória de grávida", o curso de preparação para o parto da Gimnográvida inclui um DVD "Cuidar do Bebé dos 0 aos 3 meses", onde podem fazer "testes de revisão" da matéria dada ou consultar em caso de dúvida já com o vosso filhote nos braços ;)

Por tudo isto que partilhei e pelo imenso que ficou por dizer - mas que podem ver aqui! -, (quase) mães do Porto&Arredores que procuram um sítio especializado para este efeito, vão à confiança! ;)


PS1: Muito importante!!! Existem uma série de protocolos, com descontos e afins.
E numa altura da vida com tanto em que investir, estes "miminhos" são sempre bem vindos. Vejam aqui.

PS2: Não menos importante, porque esta "viagem" não acaba no dia em que os nossos filhotes nascem - antes pelo contrário, começa! - na Gimnográvida também encontram outros serviços, todos eles bastante úteis: 
· apoio na gravidez e no parto
· reabilitação pós-parto e massagem ao bebé
· fisioterapia
· formação e workshops



Sem comentários:

Enviar um comentário