28.11.13

Espelho meu, espelho meu... Quantos kilos ganhei eu? - #1

Adorei estar grávida. Mas mesmo!
E até naquelas alturas em que parece que já nada nos assenta bem e/ou já começamos a ficar limitadas nalguns movimentos... nunca me senti irritada, feia, aquelas coisas que, muitas vezes não-grávidas, sentimos. Right? ;)



Apesar de não ser magra, a verdade é que a gravidez não me deu para engordar muito.
Com uma filhota que nasceu com 4,130kg, 12kg a mais no final da gravidez não pode ser considerado muito!
Aliás, a minha ginecologista-obstetra nem queria acreditar, tendo em conta o que engordei, que afinal os cálculos de peso e tamanho da M. tinham de facto uma margem de erro: mas, (muito) para cima!

Não tive enjoos dignos do nome.
Acho que só me senti "meia" mal disposta uma ou duas vezes, mas nada que passados 5 minutos (nem tanto...) não estivesse resolvido.
Não enjooei nada. Nenhum cheiro em particular me incomodou, à excepção daqueles que já me incomodavam "em antes".
Ao contrário do meu normal - gulosa inveterada -, e excepção feita para o último mês e meio da gravidez - que coincidiu com férias -, não estive particularmente gulosa.
Portanto, tudo a ajudar...

Partilho então convosco a evolução do meu peso na gravidez:
  • às 7 semanas: + 1kg
  • às 12 semanas: + 0,5kg
  • às 17 semanas: + 2,5kg
  • às 22 semanas: + 2kg
  • às 27 semanas: + 1,5kg
  • às 31 semanas: + 0kg 
  • às 35 semanas: + 3kg (se na consulta anterior não tinha aumentado de peso, eis que nesta trouxe comigo o peso de 2 semanas passadas num paraíso chamado Douro, mais propriamente na Quinta do Vallado, cujas iguarias caseiríssimas me tiravam do sério. E da linha!!!)
  • às 40 semanas: + 1,5kg

O que fiz?
Nada de especial, para ser sincera.
Mas acho que baixou em mim a "mãe saudável" ;)
Não ao ponto, claro, de fazer tanto desporto como o recomendado. Mas mais ao nível da alimentação!

Não aguentava muito tempo sem comer. Ficava logo com a sensação de que se me tinha aberto um buraco imenso no estômago.
Por isso tinha sempre água comigo, tostinhas integrais e fruta, para combater estas fomes inter-refeições. E para evitar afogá-las (e afogar-me?) em bolachas e outras coisas que tais!
Se custou, não... Foi natural.

Como na altura trabalhava a partir de casa, tentei - na maioria das vezes! - comer grelhados e cozidos. Ainda que não abdicasse de massas, arroz, batatas e afins.
Por sorte (ou por sapiência da natureza!), estive bastante menos gulosa que o meu normal, nem tão pouco tive desejos, daí que talvez tenha sido mais fácil controlar o desvario do peso.
No entanto, não pensem que não comi chocolate quando me apeteceu, não fiz os meus bolinhos ao fim-de-semana ou me coibi de comer algumas sobremesas em festas ou idas a restaurantes. Nada disso!

Acho, sinceramente, que as fomes inter-refeições principais e o facto de, por isso, comer mais vezes mas pouco de cada vez, devem ter ajudado a acelerar o meu metabolismo. E, com isso, a não ganhar peso extra!


E desse lado?
Descambou muito ou têm dicas maravilhosas para sermos todas grávidas elegantes e saudáveis?
Quero saber T-U-D-O! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário