2.6.14

Um milhão de listas de maternidade depois... #bebé

... como saber o que realmente levar?


Na primeira gravidez, lembro-me deste tema me passear pela cabeça desde bem cedo...
Aliás, bem antes de ter começado a frequentar o curso de preparação para o dia M, na Gimnográvida.

Por isso, antes de ter tido acesso às maravilhosas dicas da Enf. Isabel - que dedica um módulo do cursinho a este tema! - pesquisei, sem exagero, p'ra cima de muitas listas na internet. E se as há aos pontapés... ;)

Claro que chega a uma certa altura em que a informação se começa a repetir um bocado. E aí - como em tudo na vida - tem de entrar o nosso bom senso, aquilo que achamos que será melhor e mais prático para nós e para o bebé!


Primeira gravidez: Tudo pronto. Tudo a horas. 
Muita coisa mudada ao longo do tempo.
Muito tempo para pensar e repensar. 
Muito espaço para "espalhar" tudo! ;)

E porque sinto que desta vez - que só às 37 semanas (sim, só agora!) é que fiz a mala (a da babyM., pois a minha continua por fazer!) - já usufruí de algum conhecimento prático, deixo-vos as opções que tomei, que acredito que vos possam ser úteis, porque práticas.

Algumas herdadas da mana mais velha, outras novas, lá está... porque entretanto a experiência me deu a conhecer alternativas que considerei melhores!

Então cá vai...


Mala do bebé:

1) a escolha da mala: a verdade é que não tem de ser uma mala específica. Qualquer troley ou saco que já tenham cumpre a função. No entanto, acabei por optar por

esta mala da Trapitos na Winkie, a pensar que no futuro - em passeios de fim‑de‑semana ou férias - ia ser útil. (E foi!!!) 
E vá... Porque a achei fofinha, mas fofinha!

E acabei por comprar o necessaire
igual!



2) a organização da mala: esta parte sim, é realmente importante. Porque nos momentos que antecedem o parto (e depois, vá...), não vamos estar no auge da nossa concentração. Ou melhor, vamos, mas não é nisto. Logo, ter tudo organizado, dividido, ajudar-nos-à, mas ajudará sobretudo a quem nos acompanhar (seja o nosso marido/companheiro/namorado/familiar, seja mesmo a equipa de enfermagem).
Assim, para a mala da M. (e agora vou repetir na da babyM.), comprei na Maria Limão
estas bolsas. 
Que além de lindas (e cujo padrão do tecido pode ser escolhido por vocês, mediante os tecidos disponíveis!), são super práticas. E têm o tamanho ideal para as roupinhas de bebé.


[Posso dizer-vos que agora, claro, irão passar para a babyM., mas durante muito tempo, em fins-de-semana e em férias, serviram para levar algumas coisas da M. que quis separar da restante roupa, na mala de viagem dela!].

E como é que as dividi?

Assim:
saco xadrez da Loja Real, com diversas fraldas de pano, babetes, prende chupetas e caixas com chupetas
4 bolsas Maria Limão: primeira roupa, conjuntos de dia, conjuntos de dormir e roupa de saída



3) a higiéne do bebé: o que levar no necessaire do bebé depende também muito do local onde o parto se vai realizar. No nosso caso, foi (e será!) na Ordem da Lapa no Porto, por isso informei-me com a minha Enf. parteira e levei (e levarei) apenas:

  • pente/escova de cabelo macia
  • tesoura de unhas
  • 1 pacote de fraldas (escolhi e voltei a escolher as Dodot Sensitive Recém-Nascido)
  • 1 pacote de toalhetes (alterno entre os da Uriage Bebé - embalagem mais pequena e, por isso, mais prática para saídas com o bebé! - e os Dodot Sensistive Recém-Nascido)
  • amostras "primeira água" Uriage Bebé
  • creme para a muda da fralda ("primeira muda" Uriage Bebé ou pasta de água Lutsine)
  • compressas esterilizadas (porque para além da limpeza do coto umbilical, para a qual na Ordem da Lapa não preciso de levar nada, às vezes são úteis para limpar os olhinhos e assim escuso de estar a pedir!)
  • monodoses de soro fisiológico Uriage Bebé
  • amostras "primeiro leite hidratante" Uriage Bebé


4) a roupa do bebé: aqui confesso que não sou grande exemplo. Porque, já de mim (e para mim!), tenho sempre alguma dificuldade em levar apenas o essencial. Acho sempre que pode/vai faltar alguma coisa e acabo, maioritariamente, por levar coisas a mais.

Além disso, e apesar de achar os babygrows super práticos - e de, já em casa, ter usado com a M. bem mais do que inicialmente imaginei, a verdade é que acabo por os levar para a maternidade, praticamente como pijamas. De dia gosto de as ver com outras roupinhas. Práticas, claro. Fáceis de vestir, claro. Mas diferentes!
No entanto, estas opções, como disse atrás, são muito pessoais. Assim sendo, foquem-se mais na quantidade de roupa que será necessária, independentemente do que decidam que a mesma será.

Há, contudo, duas ou três regras-base:

  • excepto quando, durante a gravidez, todo o acompanhamento do crescimento do vosso bebé vos indique que será pequenino ou nascerá prematuro, não comprem muitas peças de roupa tamanho 0.
  • independentemente da estação do ano, e do facto de as maternidades terem todas ambientes bastante aquecidos, pelo menos no dia do parto, vão precisar de um gorrinho para o vosso bebé. Os recém-nascidos perdem muito calor pelas extremidades, logo será essencial para os manterem confortáveis. Isso e meias!
  • os bodies e babygrows, e toda a roupa em geral, dos primeiros dias/tempos, devem ser de apertar à frente, pois são mais fáceis de vestir, quando ainda nos estamos a adaptar a um ser (que nos parece) tão frágil e pequenino. Os bodies, nomeadamente, até devem ter o menor número de molas possível, havendo uns que apertam à frente com fitinhas.

Como disse atrás, não sou grande exemplo, no entanto sei que para quem está nisto pela primeira vez, "exemplos práticos" dão sempre jeito. Por isso, deixo-vos as minhas opções.
Mas vejam-nas com (o vosso) bom senso, adaptem-nas ao vosso caso ou... usem-nas como exemplo a não seguir ;)
Cá vão:
  • bolsa 1ª roupa (a entregar à Enf. parteira para levar para a sala de partos):
    1 cueiro
    2 bodies interiores (um de manga curta e outro de manga comprida - para decidir no momento qual faz mais sentido!)
    1 collants (nos primeiros tempos só uso da Falke. Porque o algodão é fantástico e porque têm um elástico alto, que não aperta nada e me parece do mais confortável possível)
    1 gorro
    1 sapatinhos
    1 swadle (desde que descobri as da Aden+Anais - que compro na Babyboom Porto ou na D'Barriga -  não quero outra coisa, mas podem também levar a tradicional fralda de pano ou uma envolta)

    Desta vez, porque o cueiro - da Maria Design Kids - é quentinho na parte de cima (malha de algodão), não vou levar nenhum bolero.
    Mas caso optem por babygrows ou peças mais frescas, é obrigatório um bolero (de lã ou algodão!) que lhes aqueça o peito e as costas.
  • bolsa conjuntos para dormir (vai ser cesariana, por isso ficaremos mais tempo na Lapa, então levo 3 conjuntos para dormir):
    3 babygrows
    6 bodies (entre manga curta e comprida, para decidir na altura!)
    3 pares de meias
  • bolsa conjuntos de dia (levo 2 diferentes, embora - caso não haja nenhum acidente "fisiológico" ;) - só deva precisar de 1!)
    1 fofo e 1 vestido
    2 bodies de golinha
    2 collants
    2 pares de sapatinhos
    2 bolero
  • bolsa com roupa de saída
    1 camisola de malha de algodão
    1 tapa fraldas de malha de algodão
    1 body de golinha
    1 collants
    1 par de sapatinhos
    1 touquinha de malha de algodão

[No caso da Ordem da Lapa, existe no site, uma área reservada a "nascer na Lapa", que entre outras informações importantes sobre a gravidez e os pós-parto, tem a resposta directa à pergunta "o que devo levar na mala".
Vejam se no local que escolheram para o nascimento dos vossos bebés, não existe também essa informação disponível. Pois assim evitam levar coisas que até vos podem parecer úteis - nomeadamente ao nível da higiéne do bebé - mas que só representarão "excesso de bagagem", porque já estarão lá à vossa disposição]


5) outras coisas úteis: agora é que entramos na parte mais subjectiva da coisa ;)
À excepção do ovinho, que precisarão para transportarem o vosso bebé no carro de regresso a casa (e que podem levar logo convosco ou então o pai ou outra pessoa vos leva depois.), tudo o resto - como disse - são coisas que eu levei e vou voltar a levar, porque me derem jeito e/ou porque acredito que valem a pena.



São elas:
  • 2 ou 3 chupetas (preferencialmente diferentes!) em caixas próprias e já esterilizadas
  • sling (este foi comprado na Gimnográvida, mas há um sem número de alternativas giras)
  • naninhas (da Laranjinha. Já foi da M. e agora passará para a babyM.)
  • saco roupa suja (o da M. era da Maria Limão, mas desta vez comprei na Zara Home)
  • kit de criopreservação (esta é mesmo uma decisão do mais pessoal que pode haver, até porque implica um grande investimento financeiro. Nós fizemos para a M., com a CrioBaby. E apenas porque achamos que nestas coisas não se deve repetir, agora para a babyM. optámos pela WideCells)



« to be continued...
sim, porque ainda falta "ajudar" as mães a fazerem as suas próprias malas! »

Sem comentários:

Enviar um comentário